O NOVO CENTRO DE SAÚDE DE SERNANCELHE
           
 
   
         
 
 
:: 
   
 
 

Valências do Centro:


 
  
 
 Voltar      
 
 
O NOVO CENTRO DE SAÚDE DE SERNANCELHE
   
Há muito desejado, o novo Centro de Saúde de Sernancelhe já está a funcionar desde 15 de Setembro.  


Quem durante os últimos anos recorreu ao anterior Centro de

Saúde já completamente obsoleto e sem condições para prestar os diversos serviços, vê agora recompensada a espera e suplício porque passou.
Refiro-me aos idosos e deficientes que dispõem de acessos adequados; às crianças que possuem um digno espaço de espera, zonas de

                       antigo centro
consulta e saúde infantil específicas e muito atractivas; às grávidas também com áreas muito exclusivas;
enfim para qualquer das especificidades atribuídas ao Centro de Saúde compartimentos específicos e bem adaptados.




As grandes mudanças são também notórias a nível de espaço e equipamento dos consultórios médicos.

A luz natural difunde-se bem por todo o interior do edifício e o estacionamento automóvel é fácil, não só no espaço da circunscrição do edifício,

                                  novo centro
como também na zona da central de camionagem, mesmo ao lado.


A zona envolvente está delimitada pela piscina pública, um parque infantil para crianças o gimnodesportivo e um café-pastelaria. Tem fácil acesso e está bem servido mesmo ao lado pela central de camionagem.
A escolha foi sem dúvida, acertada.
O Centro de Saúde de Sernancelhe, abrange geograficamente as dezassete freguesias do concelho de Sernancelhe, com uma dimensão populacional de cerca de 6.000 habitantes.
Neste Centro de Saúde, que está integrado na Sub Região de Saúde de Viseu, as equipas de saúde respondem às exigências duma Medicina Geral e Familiar, aos programas nacionais de saúde, à vigilância dos grupos vulneráveis e de risco, tais como Saúde Infantil, Saúde Juvenil, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde Materna, Saúde dos Idosos e Vigilância Oncológica.
Disponibiliza ainda o Centro de Saúde, em todo o seu horário de funcionamento, uma Consulta de apoio direccionada para o atendimento de situações urgentes em Cuidados de Saúde Primários, dando resposta às necessidades da população.

O Centro de Saúde de Sernancelhe é a estrutura física de excelência onde se prestam Cuidados de Saúde Primários, organizados duma forma coordenada integrada, continuada e permanente, baseando-se num trabalho em equipa de saúde.
Como nível de assistência e no seu conjunto de actividades são seus objectivo prioritários de intervenção a promoção, a prevenção e a vigilância da saúde, o diagnóstico e o tratamento da doença, dirigindo a sua acção, globalmente, ao indivíduo, à família e à comunidade.

Organização funcional:
1 - Consulta de Medicina Geral e Familiar
2 - Consulta e actividades de Enfermagem
3 – Apoio domiciliário
4 - Apoio Administrativo
5 - Unidade Operativa de Saúde Pública
6 - Serviço Social

 


           Clínica de luxo


É assim que caracterizo o novo Centro de Saúde, pela qualidade dos
acabamentos do seu interior, as diferentes decorações dos vários serviços e o nível de apetrechamento técnico dos vários sectores da instituição.
Junta-se a funcionalidade e perfeita integração das várias valências da unidade.
O espírito de equipe e boa integração entre a Direcção e vários Profissionais é já bem visível pela motivação de muitos, com o verdadeiro sentido institucional, de equipe e de bem servir a comunidade.
A alma do Centro de Saúde, algo que não se vê, não se mede e não se palpa, mas que transmite a todos uma sensação de segurança e paz, já parece sentir-se no interior do Edifício. Boa nomeada, qualidade de serviços, bom atendimento e referência principal na saúde para
todos, é a filosofia e lema do Director e muitos dos profissionais em exercício.
É importante para muitos de nós funcionários do Centro de Saúde, recuperar o pelotão dianteiro de qualidade e funcionalidade da Instituição.
A  coordenação da Sub Região de Saúde de Viseu, nomeou recentemente o Dr. José Mascarenhas, Delegado de Saúde como Director do Centro de Saúde, sendo reintegrado também o elemento clínico ausente, colocado mais um Médico, Dr. Pinho. e mais profissionais de Enfermagem.
Duas novas auxiliares foram também colocadas.
A estabilidade na prestação dos cuidados de saúde pelo Centro de Saúde, está actualmente em rota de cruzeiro, e tenho esperança, estou crente que um bom ciclo dos serviços de saúde em Sernancelhe se irá manter por uns bons anos.
 

António Canotilho

 
 

Free Web Counters

 
     
 
 Setembro 2006