Voltar

 
 
 

 zzzmmzzzzzmmz


 

 
 



 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 








 

 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Srª Aparecida e Lapa
 
 
 
 
 

   

 
 
 
   

 

Granjal e Lapa

 

O vale do Granjal
com a sua densa floresta de castanheiros e várias explorações de produtos agrícolas com a sua frescura, atrainos, e o abraço da natureza reconforta-nos.


 

No centro da aldeia da Lapa o Santuário da Lapa e recinto envolvente com todo o ar monumental oferece ao turista um toque de ambiente medieval.
 

 

 

Da Senhora da Aparecida à Lapa
 

 
Calcorreando os Montes
Para uns minutos de descanso e admirar o extenso panorama que estende por cima do Granjal, dirigimo-nos ao miradouro da Capela da Senhora da Aparecida.

Espaço recentemente modernizado com ar muito atractivo e sedutor da simbiose Pinhal, Capela Miradouro e Fontanário.

 

 
É tempo de subir a “Lapa”, no flanco leste da serra, agora a partir da casa do Guarda Florestal já na estrada municipal alcatroada num último esforço para alcançar o cimo da Serra e poder apreciar uma das mais belas vistas do topo da Lapa.
Ao alcance da vista ficam Penedono e o seu castelo, o território de Sernancelhe e Moimenta da Beira e em dias de céu limpo a Serra da Estrela e o Marão.
   
Na vertente do sopé Oeste da Serra da Lapa, um local muito interessante: a nascente do rio Vouga.

Parte integrante da Serra da Lapa e circunscrição da freguesia de Quintela a nascente é acessível através dum caminho pedestre contornando vários lameiros conjugando-se em simbiose visual com as vacas em pasto.

 

Sobre o tapete das tenras e macias ervas dos lameiros e sob a sombra de pinheiros e castanheiros centenários cujas raízes se confundem com troncos, os raios de sol penetram timidamente contribuindo para uma atmosfera mágica. É o corolário de um passeio digno de se conservar na memória.
Fé, religião e arte.

Para outros estados de espírito relacionados com a devoção divina não faltam pontos de interesse na cercania da Lapa, sejam os quatro miradouros, o Cruzeiro ou a Cadeia, a Capela Setecentista, o Pelourinho e a Fonte dos Clérigos.

 

Com localização privilegiada no centro da aldeia o Santuário da Lapa e recinto envolvente com todo o ar monumental oferece ao turista um toque de ambiente medieval.

A igreja do Santuário, vista do exterior ostenta uma frontaria com o triângulo pretensamente apoiado em duas colunas embutidas no muro frontal e, à cabeceira, por detrás do passadiço que dá para o colégio, o campanário com os dois sinos que encarrega de dar as horas e de chamar os devotos para os ofícios culturais.

Perfeitamente integrado no recinto do Santuário, com toda a rusticidade preservada, casas de habitação, dois cafés e lojas de recordações embelezam e vitalizam todo o local, proporcionando ao olhar, uma azáfama de gentes, quer seja para o Santuário, ou à procura dum petisco para matar a fome ou então comprando uma lembrança para simbolizar a passagem por esta terra histórica de devoção.