Voltar

 
 
 

   
    
 
 

 

 

 
Juntas de Freguesia em Rede  
o trabalho envolve
Aspectos das várias freguesias
Interacção da Junta e  Internautas
Sinalizar valores
Escolha de temas
Procura de temas didácticos
Multimédia
Proporcionar actividade didáctica
Participação de todos
Estudo de todas as aldeias do concelho

 
 As Juntas de Freguesia em Rede
 

Projecto:
“As Juntas de Freguesia em Rede”
visa incentivar e divulgar através de todas as Juntas de Freguesia de Sernancelhe, e na Internet, os valores e características das várias Aldeias do concelho...

 

Os computadores que se possuem nas várias Juntas de Freguesia do concelho, são o principal elo para recolher, tratar, apresentar e divulgar toda a informação; o grande meio para aprender e partilhar...  

  "Um Projecto  destinado à leitura por Juntas de Freguesia"

Free Web Counter

Projecto:
 
   
 “As Juntas de Freguesia em Rede”

Introdução  

O Projecto “As Juntas de Freguesia em Rede visa incentivar e divulgar através de todas as Juntas de Freguesia de Sernancelhe, e na Internet, os valores e características das diferentes Aldeias, Quintas e Anexas do concelho, identificar, estudar e desenvolver símbolos valores e pessoas locais que se têm salientado e que têm qualificado Sernancelhe.
Mais, informar e divulgar os problemas do jovem, do idoso e da sociedade  nos dias de hoje.
E por que não os talentos e valores de cada um...

O projecto é de se integrar num quadro de Programa concelhio de acompanhamento informático e cultural das Juntas de Freguesia. O programa, tem sempre como objectivo proporcionar aos jovens e homens da aldeia com os mais diversos talentos, a divulgação à comunidade e ao País todo o conjunto de características, habilidades e informações de cada freguesia através da criação e desenvolvimento de Homepages na Internet 

As Juntas de Freguesia em Rede” constitui uma metáfora para observar (o que está cá dentro, na nossa aldeia) e para conhecer (o que está fora da nossa aldeia mas dentro do nosso concelho e também num futuro em outros concelhos e aldeias distantes). Ou seja, divulgando e aprendendo quer dentro quer fora.


A construção de várias “Freguesias em Rede” em diferentes Juntas de Freguesia, constitui um desafio para Presidentes de Junta, jovens e população aprenderem e explorarem sobre o que têm na Terra e também para viajar e visualizar outras "Freguesias em Rede", apreciando o que elas têm para mostrar e divulgar.

As casas típicas, conventos, pelourinhos, casas brazonadas, paisagens locais, poemas alusivos, pratos e doçarias típicas do local, histórias e lendas da região, características e traços culturais, podem ser sem dúvida, o local de onde se abre a "Freguesia em Rede". Através desta "Freguesia em Rede" dar a conhecer aos outros a riqueza e a diversidade da nossa cultura local, e olhar para outras "Freguesias em Rede", (às vezes tão perto e tão longe...). O resultado será uma diversidade de "Freguesias em Rede", que oferece a toda a comunidade de cibernautas a riqueza e valores das aldeias, do concelho e várias regiões.

Os computadores que se possuem nas várias Juntas de Freguesia do concelho, são o principal elo para recolher, tratar, apresentar e divulgar toda a informação; o grande meio para aprender e partilhar; o principal valor para conhecer e construir uma comunidade educativa participante; a principal forma de construir os sonhos de cada um de nós; e um meio muito importante para aprender as competências para um
futuro que queremos verdadeiramente melhor.

O projectoAs Juntas de Freguesia em Rede” é realizado e produzido com o seguinte objectivo:

- Caracterizar e divulgar os aspectos das diferentes freguesias, do meio local e do concelho (povo, valores culturais, as tradições, cultura e riquezas), tantas vezes pouco conhecidos das comunidades locais e concelhias. 

- Proporcionar actividades didácticas que facilitem a exploração e a compreensão dos conteúdos e que promovam a interacção entre a Junta de Freguesia e os visitantes da página, não só relativamente ao meio local, como noutros assuntos, nomeadamente, temáticas da saúde que devem ser do conhecimento de todos.

- Sensibilizar o envolvimento num futuro de equipas constituídas pelos membros das Juntas de Freguesia, jovens, especialistas em informática e homens talentosos, isto é pessoas sensibilizadas e importantes para este tipo de educação.

- Oferecer e dar alternativas sobre conteúdos relacionados com o concelho de Sernancelhe divulgados na Internet.

 

Metodologia de desenvolvimento:

 

Destaco algumas regras e princípios que devem ser adoptados, para termos êxito num projecto de trabalho como este:

- Constituir uma metodologia de trabalho na Junta de Freguesia que assegure e sensibilize o desenvolvimento integrado desta actividade;

- Muito importante a considerar, é ter em atenção que a população no todo deve participar activamente na pesquisa e tratamento dos conteúdos a incluir nas páginas.
 


- Observar para todo o espaço envolvente da aldeia e identificar tudo o que seja original, típico e de valor.

- Posteriormente escolhem-se os temas a desenvolver e estruturar, elaborando-se então o plano de trabalho.
Do plano constam as tarefas a desenvolver, a calendarização do projecto, e as atribuições de cada um dos elementos da equipa em causa.

- As páginas deverão incluir temas didácticos que sensibilizem os vários operadores da homepage a desenvolver actividades relacionadas com o tema em causa; interacções com outros internautas de outras Juntas de Freguesia, particulares ou outras instituições, através do correio electrónico, aceitando sugestões e pedido de certos dados bibliográficos para completar certos trabalhos em investigação, etc.

Tudo o que ofereça para saber mais, ou descobrir qualquer pormenor sobre o trabalho em desenvolvimento.


                                                              
 Mãos à obra...