Voltar

 
 
mmmmmmmmmmmmmmm

 


 
Free Hit Counters



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Do alto de Ferreirim a Freixinho  
 
 
  Do alto de Ferreirim à albufeira
 
  Pela albufeira em direcção a Freixinho 
 
 
 
 
   

 

 Monte Gordo e S. Jens

 

Em redor da aldeia de Freixinho povoada por boas propriedades de cultivo e um microclima próprio, existe uma vegetação de vinhas e olivais
 

As graciosas propriedades verdejantes com vinhas, oliveiras, lameiros e várias quintinhas suportadas por consecutivos muros de granito, constituem conjuntos marcantes na paisagem da Serra do Monte Gordo de Fonte Arcada.  
 

 

O passeio:
 
 

 
 Os bons ares da Serra

Nada como um passeio pela Serra do Monte Gordo, entre Fonte Arcada e Freixinho para descobrir alguns dos tesouros paisagísticos escondidos por todo o local.

A aspereza e o clima fez com que originariamente apenas fossem praticáveis para a lavoura os talhões planos e baixos do vale do Távora. A necessidade de expansão das colheitas levou a que os principais terrenos próximos das aldeias fossem sendo laboriosamente talhados e contornado os volumosos montes de granito, por sucessivas e incontáveis gerações de agricultores serranos, e o resultado está à vista.
As graciosas propriedades verdejantes com vinhas, oliveiras, lameiros e várias quintinhas suportadas por consecutivos muros de granito, as pequenas levadas de rega, onde a luz do sol faz cintilar um fio de água vivificante, constituem conjuntos marcantes na paisagem da Serra do Monte Gordo Fonte Arcada.

Em redor da aldeia de Freixinho, povoada por boas propriedades de cultivo e um microclima próprio, existe uma vegetação de vinhas e olivais com ar mediterrânico  proporcionando uma paisagem muito agradável, sobretudo nos dias quentes de Verão.