Voltar

 
 
 

 zzzmmzzzzzmmz


 
 













 





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
Pela Albufeira em direcção a Freixinho
 
  Freixinho é uma terra ainda preservada,
 
  Vegetações de vinhas e olivais com ar mediterrânico
 
  Beleza natural do manto de água da albufeira
 
 
 
   

 

 Monte Gordo e S. Jans

 

O caminho à beira rio que segue ao longo da extensa linha de água da albufeira, em direcção a sul, oferece-se num convite a que não se consegue resistir
 

No cimo da torre do Convento de Freixinho abrange-se um panorama, vasto e de grande beleza, sobre toda a região, até aos horizontes do território de Vila Nova de Paiva.  
 

 

Rumo Freixinho

 
 

 
Natureza - os bons ares da Serra


Avanço em direcção à margem da albufeira,  acompanho a sua linha durante uns três quilómetros em direcção a Freixinho.

À beleza natural do manto de água, junta-se por vezes, agora com os níveis mais baixos de água neste período do anos, um velho e nostálgico caminho que se infiltra nas águas da barragem que o submergiram, um casebre de pedra escondido nas águas parte do ano, ou um pequeno açude já na zona do Pontigo, desactivado pela barragem. 
 

Para qualquer lado que me volte os panoramas são soberbos, com mar de montanhas que se esbatem na bruma da distância. 

O caminho à beira rio que segue ao longo da extensa linha de água da albufeira, em direcção a sul, oferece-se num convite a que não consigo resistir.
Praias consecutivas à orla da água separadas por rochedos graníticos harmoniosamente dispostos pela mãe natureza, e sombreadas por uma imensidão de pinheiros, simulam os areais paradisíacos das Caraíbas.

Já mais próximo de Freixinho adivinho na outra margem as pequenas aldeias de A-de-Barros e Penso.
Pouco mais à frente, já no território da circunscrição de Freixinho, aparece a nova estrada marginal da aldeia em direcção ao largo onde se encontra o novo posto de turismo e a Junta de Freguesia. 

Até aos anos 80, quando foi aberta a continuidade da estrada para Fonte Arcada, o acesso a Freixinho só se fazia pelo ramal que saia da Estrada nacional Guarda- Lamego e ali terminava. Este isolamento de terra de passagem foi, muito provavelmente, um factor marcante ao não desenvolvimento duma aldeia com o grandioso Convento de Nª Srª do Carmo  que hoje tanto apreciamos, graças à sua recuperação e transformação em Hotel Rural e que acabaram por trazer a fama à pequena aldeia.


Freixinho é uma terra ainda preservada, essencialmente no círculo do convento e Igreja, com as casas traçadas a pedra de boa cantaria, e até mesmo os pavimentos das ruas que estão todos alcatifados a paralelos de granito, e os grandiosos muros divisores da quinta do Convento, que lhe confere um mimetismo quase perfeito em relação ao monte circundante.

As casas adoptam uma fisionomia típica com o patamar característico.
 Com certeza que esta antiga diferenciação do típico patamar foi abandonada, nas muitas casas que foram adaptadas e nas modernas habitações que foram surgindo.

O Sol avança agora a meia da tarde com uma luz quente e intensa, atingindo de dourado à distância uma elevação de fumo, sinónimo de um fogo florestal que sobe nas montanhas distantes pata lá de Lamosa.
Grande lástima esta, da destruição de imensos pinhais pelos incêndios nos períodos quentes do ano, despindo por completo muitas das montanhas que cobrem o território.
 

Em redor da aldeia de Freixinho, povoada por boas propriedades de cultivo e um microclima próprio, encontro uma vegetação de vinhas e olivais com ar mediterrânico  proporcionando uma paisagem muito agradável, sobretudo nestes dias quentes de Verão.



No cimo da torre do Convento do Carmo da aldeia, edifício transformando em turismo rural e onde é possível pernoitar abrange-se um panorama, vasto e de grande beleza, sobre toda a região, até aos  horizontes do território de Vila Nova de Paiva.

Na aldeia aproveito para restabelecer os níveis de água perdida pelo suor, na típica taberna do filho da Srª Anunciação Tavares, o Sr Fernando.
 E aqui termino o passeio de Domingo. Cá voltarei em breve.